Blog

10 tipos de orquídeas que você precisa conhecer

As orquídeas definitivamente caíram no gosto do brasileiro. E você sabia que existem cerca de 35 mil espécies espalhadas por todo mundo? E elas são de diversos tamanhos, cores e formatos. Se você, assim como nós, é um apaixonado por flores, precisa ver a seleção especial que mostramos a seguir com vários tipos de orquídeas.

 

 

 

Orquídea Rainha do Nordeste
Com flores arredondadas, grandes e em tons roxos, lilás e azulados, essa é a orquídea brasileira mais popular. Típica de vários estados da região nordeste, carrega no nome a sua origem. A espécie floresce no verão e tem perfume inconfundível – que lembra um pouco a canela.
Nome científico: Cattleya Walkeriana
orquidea-rainha-do-nordeste-cattleya-walkeriana

 

Orquídea Pipoca
Se você olhar bem, vai entender o porquê do nome: o amarelo do centro parece um grão de milho e as pétalas, a pipoca. De origem asiática, a flor é fácil de ser cuidada. Ela pode ser plantada em vasos, não precisa de muita rega e nem luminosidade.
Nome científico: Ludisia discolor

 

orquidea-pipoca-ludisia-discolor

 

 

Orquídea Bambu
O motivo para o nome popular da flor é por conta de seu caule, que lembra uma cana por ser longo e ter folhas finas. Apesar de durarem pouco, as flores dessa espécie, que é de origem asiática, florescem o ano inteiro e são coloridas.
Nome científico: Arundina Graminifolia

 

 

 

orquidea-bambu-arundina-graminifolia

 

 

Orquídea Sapatinho
É por conta de seu formato diferente e delicado que a orquídea sapatinho tem este apelido. Ela é típica do sudeste asiático e geralmente floresce no inverno, durante os meses de frio e tempo úmido.
Nome científico: Paphiopedilum

 

orquidea-sapatinho-thinkstock-02

 

Orquídea Borboleta
Você com certeza já ouviu falar dessa orquídea, que também é conhecida como orquídea mariposa. Sabemos disso porque, apesar de serem originárias do continente asiático, essa é uma das espécies mais populares no Brasil. Elas podem durar até três meses e florir em qualquer época do ano.
Nome científico: Phalaenopsis

 

orquidea-borboleta-phalaenopsis 

 

Orquídea Chuva-de-Ouro
Por conta da disposição das suas flores em torno de longas hastes, como um cacho, essa espécie brasileira ganhou o apelido de chuva-de-ouro. As mais famosas são amarelas, mas também podem ser encontradas em outras cores.
Nome científico: Oncidium

 

orquidea-chuva-de-ouro-oncidium

 

Orquídea Véu-de-Noiva
Com flores pequenas, de cerca de 3 centímetros, essa espécie tem pétalas posicionadas de maneira que realmente lembram um véu. Ela pode ser encontrada por todo o continente sul-americano e seu cultivo é considerado difícil, já que se adapta melhor aos troncos e pedaços de madeira. A flor floresce no início do verão e elas duram, em média, duas semanas.
Nome científico: Rodriguezia Venusta

 

orquidea-veu-de-noiva-rodriguezia-venusta

 

Orquídea Chocolate
Apesar de muito curiosa, essa espécie infelizmente não existe na natureza. Criada por meio de cruzamentos de diferentes orquídeas, a flor tem aroma adocicado – algo como baunilha – e a coloração pode variar em tons terrosos.
Nome científico: Oncidium Sharry Baby

 

orquidea-chocolate-_oncidium-sharry-baby

 

Orquídea Vanda
De origem asiática, a orquídea vanda chama a atenção por conta das suas raízes curiosas – que podem chegar a até 4 metros de comprimento! Elas não precisam de substrato, por isso elas ficam assim livres e soltas. Como não ficam em vasos, o ideal é borrifá-las diariamente.
Nome científico: Vanda

 

img_9891

 

Masdevallia
Se você é um daqueles apaixonados por flores mesmo, vai amar as mini orquídeas. Existem várias espécies dessa versão mini – algumas de porte pequeno naturalmente e outras feitas por meio de cruzamentos – que costumam ter flores muito delicadas. Essa da imagem é a Masdevallia, que é da América do Sul e famosa pelas flores em formato triangular.

 

mini_orquidea

Fonte: Casa Vogue