Blog

Evento destaca cultivo de orquídeas como opção para o produtor de MS

O cultivo de orquídeas é uma boa alternativa de diversificação para o produtor rural sul-mato-grossense e a atividade está em expansão no estado, devido a valorização da flor. A avaliação foi feita pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar/MS), Sérgio Ostetto, durante palestra na Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae/MS, em Campo Grande.

Segundo Ostetto, a atividade é vantajosa e oferece pequenos riscos para o produtor, uma vez que pode se comercializar a muda, a flor ou até mesmo a prestação de serviços para a manutenção de orquidários. A flor, por exemplo, pode ser vendida, dependendo da espécie, de R$ 15 a R$ 150.

“Não existe limite mínimo nem máximo para o início deste ramo. O retorno depende do investimento. Mas, como em qualquer negócio, é fundamental que o profissional adquira conhecimentos técnicos sobre o cultivo”, ressaltou.

O instrutor do Senar/MS enfatizou os cuidados fundamentais da orquídea. Em primeiro lugar, a planta deve ter acesso ao sol, desde que protegida com uma tela com 80% de sombreamento e precisa de água, de lugar arejado e de fertilizantes. “A prevenção contra pragas e doenças pode ser feita por intermédio de defensivos naturais, que não danificam a natureza”.

De acordo com o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, atividades como o cultivo de orquídeas demonstram a amplitude dos recursos naturais provenientes do campo. “Assim como as orquídeas o meio rural disponibiliza uma série de matérias-primas que são base de atividades empreendedoras que o homem do campo desenvolve”.

Fonte: G1