Blog

Expoflora: Chuva de Pétalas garante emoção e, para muitos, realização

O evento atrai multidões de todos os lugares do país em busca de momentos de pura emoção. Sempre no final da tarde, quando os visitantes já passearam e se deliciaram com as novidades da maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, uma mensagem anuncia o espetáculo mais aguardado e que emociona até mesmo aqueles que já puderam conferi-lo mais de uma vez.

Pétalas coloridas e perfumadas de aproximadamente 150 quilos de rosas são lançadas por um equipamento especial, instalado em uma grande área livre, sobre uma multidão que desfruta a chuva multicolorida. Nos finais de semana, as pétalas também são lançadas em todo o parque por um helicóptero.

Diz a lenda que àqueles que pegarem uma pétala antes que ela toque o chão terão seus desejos realizados. Para pegar mais de uma, os visitantes utilizam sacolas, bonés e outros objetos capazes de armazenar o maior número de pétalas possível. O público esperado é de 300 mil visitantes. A 33ª Expoflora será realizada de 29 de agosto a 28 de setembro, de sexta a domingo, das 9h às 19h, em Holambra, a 140 km de São Paulo. O patrocínio é da Ypê, Coca-Cola, Amstel, Cristal e Ultragaz e o apoio da Prefeitura Municipal da Estância. Turística de Holambra.

Preparativos
Para produzir essa divertida e emocionante “chuva” são utilizadas cerca de 18 mil rosas para cada espetáculo, a mesma quantidade para os lançamentos feitos a partir do helicóptero.

As flores são despetaladas, uma a uma, para a retirada dos miolos e das impurezas. Os preparativos começam bem cedo. Logo às 7h as 1.500 dúzias de rosas, já colhidas, são levadas para um galpão onde uma equipe de oito pessoas está preparada para despetalá-las. O trabalho manual é necessário para evitar que espinhos e impureza misturem-se às pétalas. Depois, para que não murchem, elas são guardadas em uma câmara fria especial até minutos antes do espetáculo. Aos sábados e domingos a quantidade dobra.

Até o convite para participar da Chuva de Pétalas é uma atração à parte. O público começa a ser atraído às 16h por artistas, bandas itinerantes, dançarinos e performistas em um desfile puxado por carros alegóricos decorados com flores e plantas ornamentais, que levam os visitantes até o local onde acontece essa chuva muito especial.

A realização diária da Chuva de Pétalas só é possível graças à união dos produtores de rosas de Holambra que, para os 25 espetáculos realizados nos 15 dias do evento, doam quase quatro toneladas de rosas.

Sobre a Expoflora
A chuva de pétalas de rosas é uma das principais atrações da maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. As outras são a própria exposição de flores, carro-chefe do evento, a mostra paisagismo e jardinagem, e o passeio turístico por Holambra com visita a um campo de flores, além da culinária e danças típicas holandesas, Museu Histórico, minissitio, parque infantil e muito mais.

A Expoflora atrai cerca de 300 mil turistas por ano. Holambra é uma antiga colônia holandesa, hoje um importante município que abriga as maiores cooperativas de flores do país e respondem por cerca de 40% do comércio de flores e plantas ornamentais do Brasil. O nome Holambra é a junção das palavras Holanda, América e Brasil.

Serviço:
33ª Expoflora
Data: de 29 de agosto a 28 de setembro, de sexta-feira a domingo
Horário: das 9h às 19h
Localização: Holambra, SP 340, rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140.
Ingressos: R$ 34,00 na bilheteria
Informações para o público: (19) 3802-1421 e expoflora@expoflora.com.br

Fonte: Ateliê da Notícia