Blog

Jardim Botânico de Niterói faz exposição de orquídeas neste fim de semana

Admiradores e colecionadores de orquídeas terão a oportunidade de apreciar e adquirí-las neste final de semana, dias 11 e 12, durante Exposição, no Jardim Botânico de Niterói.

Durante o evento, realizado em parceria com o Programa Florescer, da secretaria estadual de Agricultura, serão comercializadas orquídeas de espécies e gêneros diferenciados, adaptadas a regiões de clima quente como cattleya, phalaenopsis e oncidium. Os produtores vão explicar as práticas de manejo e conservação das flores.

De acordo com a coordenadora do Florescer, Nazaré Dias, esses eventos são importantes para a abertura de canais de comercialização e promoção da região produtora. Segundo ela, a produção de orquídeas no Rio de Janeiro vem crescendo e ocupando mercado anteriormente abastecido por produto de outros estados.

O estado está saindo da condição de colecionador de orquídeas para produtor comercial da planta, acrescentou.

A adoção de biotecnologia para a multiplicação das espécies, incentivada pelo Florescer, tem contribuído para evitar o extrativismo sofrido pela planta por mateiros, que a comercializam ilegalmente, colaborando para a extinção de espécies.

Hoje no Rio de Janeiro a produção de orquídeas está sendo incentivada na Região Serrana. Os municípios de Sapucaia, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Petrópolis integram esse polo. A região contempla diferentes microclimas que permitem o cultivo de espécies de climas frio e temperado. Outro polo em expansão reúne municípios da Região Litorânea.

Nazaré Dias acredita que, de três a cinco anos a oferta de orquídeas nesses polos, implantados recentemente, já esteja consolidada.

O Jardim Botânico de Niterói fica na Alameda São Boaventura, 770 Fonseca, Niterói. A exposição acontece das 9 às 17 horas, com entrada franca.

Fonte: JusBrasil

Enviar comentário