Blog

Primeiro salão de orquídea nativa do Norte de Minas é realizado em Montes Claros

O 1º Salão da Orquídea Cattleya walkeriana será realizado em Montes Claros nesta sexta (14) e no sábado (15). O evento é organizado pela Sociedade Orquidófila Norte Mineira (SONM) e deve expor em um shopping da cidade pelo menos três mil plantas de diversas cores e tamanhos. A entrada para visitação é gratuita. Os interessados em comprar as unidades de orquídeas vão encontrar preços que variam entre R$ 10 e R$ 150. De acordo com os organizadores, também estarão disponíveis cactos e suculentas.

Segundo a SONM, as orquídeas da espécie Cattleya walkeriana são preferência absoluta no Brasil inteiro. Elas são facilmente encontradas em ambientes naturais do Norte de Minas. A sociedade acredita que feiras e salões de orquídeas, além de facilitarem a criação da planta, ajudam a preservar a natureza.

“A exposição ajuda a preservar porque nosso objetivo é que as pessoas deixem de arrancar plantas da natureza. Se caso alguém vir uma orquídea, deixe-a em seu ambiente e compre uma de laboratório. A gente pede mesmo: não arranquem as orquídeas do mato, comprem de laboratório, para preservar a natureza”, afirma Fábio Campos Borborema, presidente da SONM.

É o primeiro salão específico da Cattleya walkeriana, mas outras feiras de orquídeas em geral são organizadas com frequência pela Sociedade Orquidófila Norte Mineira. “Já tínhamos a exposição todo início de ano, mas é a primeira vez que fazemos só dessa planta. As expectativas são muito boas, porque elas são as favoritas e estamos trazendo dois orquidários inéditos para Montes Claros”, explica Borborema.

O grupo da Sociedade Orquidófila Norte Mineira tem 52 membros, e a tendência é que cresça mais nos próximos anos, uma vez que as orquídeas são cada vez mais populares. A época escolhida para a montagem do salão segue o ciclo de floração da planta, onde as orquídeas aparecem mais floridas. A oportunidade favorece que os amantes das orquídeas troquem experiências, apresentem variações de cruzamentos da espécie e ainda vendam para o público que valoriza plantas ornamentais.

Serviço
O 1º Salão da Orquídea Cattleya walkeriana em Montes Claros será realizada em um shopping da cidade, na Av. José Corrêa Machado, 1079 – Ibituruna. O evento terá exposição e venda de orquídeas, cactus e suculentas entre os dias 14 e 16 de junho. Nesta sexta, começa a partir do meio dia.

Fonte: G1