Blog

As comprovadas propriedades terapêuticas das orquídeas para o bem-estar de quem as cultiva

As orquídeas são seres vivos especiais, pois além da beleza única, apresentam também inúmeros benefícios para a saúde humana. Essas propriedades são resultados de seu metabolismo secundário, responsável por garantir a sobrevivência da espécie na natureza (Luz, água, temperatura, etc..)

A sua beleza acalma, torna os ambientes mais emotivos, menos estressantes, reduz sintomas depressivos. No início do tempo cristão, um médico grego chamado Dioscórides descreveu as utilidades medicinais em orquídeas. Até os dias de hoje espécies de orquídeas são usadas em terapias, seja pelo seu perfume (aroma terapia) ou pelas suas cores (cromoterapia).

O mais impressionante é a relação que a pessoa estabelece com suas orquídeas, uma relação de cuidado, de retorno prazeroso através de suas florações.

No orquidário Dorigon, são registrados muitos relatos de clientes e amigos que estabeleceram relações afetivas com suas orquídeas, as quais acabam virando suas confidentes, uma vez que passam a dedicar um tempo importante do seu dia com elas. Uma das melhores respostas dessa terapia é o combate a solidão, bem como, permitir que seu cuidador perceba a necessidade de amor e carinho que todos os seres vivos precisam, não apenas as orquídeas.

Na estética, os extratos são usados historicamente como rejuvenescedores. Hidrantes de grandes marcas utilizam partes de orquídeas. Na culinária também, a baunilha por exemplo é extraída do fruto da orquídea vanilla.

No orquidário Dorigon há inúmeras espécies, que podem ser suas e tornar seus dias agradáveis, leves e sem dúvida mais felizes. Hoje a grande tendência é além de animais de estimação também as pessoas terem orquídeas, para chamarem de suas. Já encontrou a sua?

Por: Elisangela Bini Dorigon (bióloga e especialista em botânica)

Fonte: lancenoticias